Overlay

Personal

Personal Trainer

Entre nossos profissionais do esporte, o uso do nome “personal trainer” é cada vez mais comum.

No entanto, quero pensar mais profundamente: o que significa ser um personal trainer?

O que torna um professor um verdadeiro personal trainer?

Não é preciso apenas dizer que sou um personal trainer, porque me apresentar a um personal trainer soa lindo. Além de se sentir importante, quem trabalha na área de musculação e condicionamento corporal também desfruta de uma bela postura nesse sentido.

Tornar-se personal trainer é muito mais do que esse nome, para um professor, chamar-se assim não basta colocar na sala de musculação uma camiseta luxuosa com a inscrição Pessoal em negrito.

E também vai além do número de alunos que você tem, não significa que um Personal que tenha 10 alunos seja mais Personal do que um que tenha 3.


É claro que se você tiver uma boa cartela de alunos significa que você está no caminho certo, tanto na parte técnica como na parte de marketing e relacionamentos.

Ser Personal Trainer é dominar tudo aquilo que envolve o nosso trabalho, e não só naquela uma hora em que ficamos com o nosso aluno.


Dominar a parte técnica, ou seja apresentar resultados embasados em tendências e conceitos científicos,
Saber através de avaliações quais os pontos principais a serem trabalhados com o aluno, saber atuar de forma precisa na parte psicológica dos treinos. Sim, para ter um aluno durante um bom tempo você tem que ser um bom psicólogo, e manter esse aluno motivado e satisfeito o tempo inteiro,

  • – Ter um bom marketing pessoal sem exageros, um marketing bem trabalhado e criativo é muito mais eficaz do que uma enxurrada de informações desnecessárias,
  • – Ser organizado com seus materiais de trabalho, nas planilhas e na parte financeira, afinal ser Personal Trainer também é ser  como uma empresa (esse ponto será tema de um post futuro).

Caso você não tenha uma planilha para cada aluno contendo os dados obtidos nos testes e projeções futuras algo está errado, repense seus métodos de trabalho e organização.

Pois para chegar na hora da aula sem planejamento nenhum e ver o que acontece no treino é coisa de amador e não de um verdadeiro Personal Trainer. Porque para ficar ali do lado do aluno olhando para o relógio e para o celular e apenas contar repetições não precisa de muito esforço, o mesmo vale ao ficar do lado do aluno na esteira o treino todo atuando como um famoso segurança de esteira. Portanto ser criativo nos treinos e proativo contam e muito para um trabalho de sucesso.